Seguro Dentário Allianz

O seguro dentário Allianz é um dos mais populares em Portugal e com o maior número de clínicas dentárias associadas, possuindo mais de 600 médicos dentistas no seu directório clínico. Tem um baixo custo mensal, cerca de 7,5 Euros em todas as modalidades relacionadas com Estomatologia e Medicina Dentária. Este seguro, que envolve várias companhias, é denominado de Seguro Dentall.

A grande vantagem neste tipo de seguro são os actos médicos sem custo ou sem co pagamento por parte do segurado, nomeadamente em actos de prevenção (selantes de cavidades dentárias, aplicação de flúor e limpeza dos dentes) e diagnóstico (consulta para orçamento e radiografias). Outros tipos de tratamentos, como restaurações de dentes, desvitalizações e extração de dentes contam com um co pagamento muito inferior aos praticados em clínicas dentárias com atendimento exclusivamente particular.

A desvantagem do seguro Dentall é em relação à outros tipos de tratamentos, como as próteses dentárias (próteses fixas e removíveis), implantes dentários e tratamentos estéticos. A tabela de co pagamento por vezes apresenta custos muito superiores praticados em médicos dentistas particulares. Tomamos como exemplo o custo de implante dentário, de acordo com a tabela da Dentall pode chegar aos 1400 Euros. Em muitas clínicas dentárias em Lisboa é possível encontrar dentistas que cobram 800 Euros, ou menos, pelo mesmo tipo de tratamento. Outro exemplo são as próteses totais (dentadura, ou placas), onde uma prótese completa superior e inferior custa em torno de 640 Euros para o segurado, sendo possível realizar este mesmo tipo de trabalho por valores que não chegam aos 400 Euros em muitos dentistas em Lisboa.

A explicação para estes altos custos é bastante simples: a mensalidade do seguro dentário da Allianz é bastante baixa, os médicos dentistas e estomatologistas convencionados não recebem nada da companhia pelos tratamentos efetuados, sendo suportados na totalidade pelos segurados. Aconselhamos estes seguros para quem realmente necessita realizar muitos tratamentos dentários, de outra forma não se justifica pagar uma mensalidade, embora pequena, e não usufruir do seguro Dentall.

As consultas de medicina dentária devem ser marcadas através da companhia de seguro ou diretamente na clínica dentária convencionada (consulte o directório de clínicas no guia da Allianz). O atendimento é sempre feito por médicos dentistas da rede, não havendo reembolso de pagamentos feitos em clínicas não convencionadas (após a consulta inicial gratuita para orçamento, consulte nossa secção Tipos de Tratamentos para esclarecer eventuais dúvidas).

Para subscrever o seguro da Allianz, em qualquer das suas modalidades, pode fazer online ou através de um dos balcões espalhados pelo país. Também pode subscrever através do seu mediador de seguros.